O Peru registou esta quinta-feira o primeiro caso de um bebé recém-nascido infetado com Covid-19, que deverá ter sido contagiado pela mãe, uma paciente assintomática, através da placenta, informaram esta quinta-feira as autoridades sanitárias daquele país sul-americano.

O bebé nasceu durante a madrugada, de cesariana, sob “estritas medidas de biossegurança”, e foi desde logo submetido, juntamente com a mãe, a um teste rápido de deteção da doença, que deu positivo, pelo que ambos farão também um teste molecular.

O sistema de segurança social peruano ‘Essalud’ destacou que está a prestar a “atenção devida” ao caso deste recém-nascido, que se encontra estável, desde que a sua mãe deu entrada no hospital de Moyobamba, na zona norte de San Martín, proveniente de Nueva Cajamarca, na província de Rioja.

O Peru regista 254 mortos e 11.475 infetados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia de covid-19, sendo que 1.113 se encontram internados e outros 3.108 já foram dados como curados.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 131 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 436 mil doentes foram considerados curados.

A região da América Latina e Caribe contabiliza 3.355 mortos, num total de 74.394 casos.

/ Publicado por SS