Mulher de El Chapo detida nos Estados Unidos - TVI

Mulher de El Chapo detida nos Estados Unidos

  • Henrique Magalhães Claudino
  • 22 fev 2021, 23:42

Emma Coronel Aispuro terá ajudado o marido a gerir o Cartel de Sinaloa e a escapar da prisão de Altiplano, cavando um túnel de vários quilómetros de extensão no chuveiro da sua cela

Emma Coronel Aispuro, mulher de El Chapo, um dos traficantes de drogas mais famosos do México, foi presa esta segunda-feira.

Aispuro é suspeita de ajudar o marido a gerir o seu império multimilionário e de conspirar para tirá-lo da prisão após a sua captura, em 2014. 

 

Ex-top model, Aispuro estava sob investigação há pelo menos dois anos pelas autoridades federais dos EUA por ser cúmplice de Joaquín Guzmán Loera, condenado à prisão perpétua em 2019 e um dos homens fortes do Cartel de Sinaloa.

Documentos judiciais mostram que Aispuro ajudou Guzmán a distribuir e a armazenar drogas, de 2012 a 2014, e a evitar a captura pelas autoridades americanas e mexicanas que o perseguiram durante anos. 

Surgiram também evidências no julgamento de Guzmán de que Emma Aispuro desempenhou um papel importante numa conspiração para tirar o marido da prisão de Altiplano, no México, cavando um túnel com vários quilómetros de extensão no chuveiro da sua cela.

Emma Coronel Aispuro, de 31 anos e com nacionalidade norte-americana e mexicana, foi interceptada no Aeroporto Internacional de Dulles, perto de Washington. Deverá apresentar-se em tribunal na quinta-feira por videoconferência.

Continue a ler esta notícia