Morreu Winter, o golfinho que inspirou e protagonizou o filme de 2011 “Winter, o Golfinho”. A notícia foi avançada pelo Clearwater Marine Aquarium (CMA), local onde a fêmea de 16 anos vivia.

Apesar de devastados pela sua morte, somos confortados com o facto de a nossa equipa ter feito tudo para garantir a sua sobrevivência. (…) agradecemos aos milhares de pessoas que enviaram mensagens carinhosas para a Winter. Era uma fonte de esperança, amada por milhões em todo o mundo”, escreveu a instituição num post no Instagram.

A história de Winter é uma de tragédia e esperança. Com apenas dois meses de vida, em 2005, foi resgatada após ter sido apanhada numa armadilha para caranguejos, o que resultou na amputação da sua cauda.

Após vários anos de pesquisa, o ortoprotésico irlandês Kevin Carroll desenvolveu uma cauda de plástico e silicone para o golfinho, que conseguiu reaprender a nadar graças à inovação.

Levada para o Clearwater Marine Aquarium após o resgate, Winter tornou-se num dos animais mais populares do estabelecimento e uma fonte de inspiração para pessoas com deficiência.

Tanto o filme "Winter, o Golfinho", como a sua sequela, "Winter, o Golfinho 2", têm como protagonista Winter, sendo a história inspirada nos acontecimentos da vida ao animal agora falecido.

LEIA TAMBÉM: AJUDA CÃO ATROPELADO QUE AFINAL ERA UM LOBO-IBÉRICO

Pedro Falardo