Esta cidade italiana paga-lhe a renda da casa - TVI

Esta cidade italiana paga-lhe a renda da casa

  • HCL
  • 19 fev 2020, 11:24

A cidade anunciou uma medida que consiste em oferecer 150 euros por mês a todos os novos residentes que decidam arrendar uma habitação na zona ou pagar 5 mil euros a quem decida comprar casa

A cidade italiana de Teora anunciou uma nova política para tentar atrair mais habitantes para a região, de forma a combater a desertificação e o êxodo populacional.

A medida consiste em oferecer 150 euros por mês a todos os novos residentes que decidam arrendar uma habitaçãos na zona ou pagar 5 mil euros a quem decida comprar casa.

No entanto, a medida só é aplicável a famílias com pelo menos um filho, que se comprometam a morar em Teora durante três anos.

Esta política inovadora surge numa altura em que várias cidades italianas tentam combater a desertificação através da venda de casas em ruínas por pouco mais de um euro

Embora estas medida tenha atraído várias famílias, especialmente na Sicília e nos Alpes, as autoridades dessas regiões temem que o investimento esteja a ser feito por pessoas que apenas pretendem adquirir uma casa de férias.

 

Não acredito na venda de casas por um euro. Não é algo que incentive as pessoas a ficarem na região. Essa não é a solução. O que traz nova vida é a deslocação definitiva das pessoas e a inscrição dos filhos em escolas locais”, disse Stefano Farina, o presidente da câmara de Teora à CNN.

Todos os anos nascem duas crianças em Teora, que tem uma população de 1.500 pessoas. Uma realidade que contrasta com a morte, em média, de 20 idosos por ano. 

Quero inverter esta tendência negativa. As crianças são o nosso futuro. Encorajamos todas as famílias numerosas a virem para cá”, afirma o presidente da câmara de Teora.

As rendas na cidade de Teora chegam a custar cerca de 200 euros por mês, o que significa que quem opte por receber o incentivo da câmara acabe a pagar apenas 50 euros por uma habitação todos os meses.

Continue a ler esta notícia