Covid-19: no Peru, homens e mulheres não podem sair à rua ao mesmo tempo - TVI

Covid-19: no Peru, homens e mulheres não podem sair à rua ao mesmo tempo

  • Márcia Sobral
  • 3 abr 2020, 23:29
Covid-19

Medida foi implementada pelo governo de forma a evitar excesso de população nas ruas. Homens e mulheres estão divididos por dias e ao domingo todos ficam em casa

O governo do Peru limitou o horário em que os habitantes podem sair à rua e decidiu dividir a população em géneros de forma a evitar a propagação da pandemia de Covid-19. Os homens só podem sair à rua às segundas, quartas e sextas, já as mulheres saem às terças, quintas e sábados. Ao domingo, toda a gente tem de ficar em casa.

Temos de ter menos pessoas nas ruas, todos os dias”, afirmou o presidente do Peru.

A decisão foi anunciada esta quinta-feira pelo presidente Martin Vizcarra, que adiantou que esta é uma forma “mais simples” de dividir a população, em vez de optar pelos números de identidade, como outros países fizeram.

Vamos fazer um esforço para controlar esta doença”, afirmou em conferência de imprensa.

A medida vai manter-se pelo menos até ao dia 12 de abril e conta com algumas exceções, sendo que pessoas autorizadas a trabalhar ou casos de emergência têm liberdade de circulação.

As medidas de confinamento no Peru foram decretadas a 16 de março, mas o país não foi o único a adotar a divisão de géneros: o Panamá implementou uma medida semelhante. 

“Temos ainda 10 dias pela frente. Temos de fazer um esforço adicional para podermos dizer que temos controlo da evolução da doença”, disse Martin Vizcarra.

Até ao momento, o Peru conta com 1595 infetados com o coronavírus, mais de 500 casos de pessoas recuperadas e 55 vítimas mortais.

Continue a ler esta notícia