Covid-19: Marcelo coloca hipótese de manter estado de emergência até 1 de maio - TVI

Covid-19: Marcelo coloca hipótese de manter estado de emergência até 1 de maio

"Não podemos baixar a guarda", diz Presidente da República

O Presidente da República colocou esta sexta-feira a hipótese do estado de emergência ser prorrogado até às 24 horas do dia 1 de maio, como medida de contenção à pandemia de Covid-19.

A intenção de prolongar o estado de emergência foi anunciada por Marcelo Rebelo de Sousa em conferência de imprensa. 

Guardando embora para depois de ouvir os epidemiologistas na quarta-feira a formalização do texto que será objeto de parecer do Governo e de votação na Assembleia da República, está formada a minha convicção - como sabem, é iniciativa do Presidente da República - quanto à renovação do estado de emergência", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado acrescentou: "Naturalmente que irei ouvir os especialistas, irei ouvir e atender ao contributo fundamental do Governo e será a Assembleia a autorizar. Mas não podemos brincar em serviço, não podemos afrouxar, não podemos neste momento decisivo baixar a guarda".

VEJA TAMBÉM:

O estado de emergência, que de acordo com a Constituição não pode ter duração superior a 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal, vigora em Portugal desde o dia 19 de março e foi já renovado uma vez, até 17 de abril. Se for novamente renovado, vigorará até 02 de maio.

O número de mortes por Covid-19 em Portugal subiu para 435 nas últimas 24 horas, com 15.472 infetados em todo o país, revela o relatório epidemiológico da Direção-Geral da Saúde divulgado esta sexta-feira

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE