Covid-19: Trump liga a Marcelo a felicitar Portugal pelo trabalho feito - TVI

Covid-19: Trump liga a Marcelo a felicitar Portugal pelo trabalho feito

Uma conversa "em tom cordial", em que se abordaram outras questões de interesse bilateral

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou, esta sexta-feira à tarde, ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com nota publicada no site da Presidência da República, entre outros temas, a conversa abordou a evolução da pandemia da Covid-19. 

O Presidente americano elogiou o desempenho português neste surto pandémico e ofereceu toda ajuda que fosse considerada útil e necessária, o que o Presidente português agradeceu", pode ler-se na nota da presidência. 

A mesma publicação dá conta que foram abordados, "em tom muito cordial", diversos assuntos de interesse bilateral, "em particular de natureza económica e da situação internacional". 

Os dois presidentes trocaram impressões sobre a evolução da pandemia e a forma como tem sido afrontada a doença e a sua propagação em ambos os países, "tendo nomeadamente sido referida a participação de uma empresa portuguesa nos testes científicos nos Estados Unidos da América, para a produção de um medicamento específico".

O Presidente da República sublinhou a importância da cooperação internacional e do quadro multilateral das organizações internacionais para enfrentar os desafios comuns, incluindo a prioridade na luta à pandemia e a importância das lições aprendidas", acrescenta a nota da Presidência. 

Entretanto, a Casa Branca emitiu uma nota de imprensa sobre esta conversa entre os dois chefes de Estado, dizendo que Donald Trump e Marcelo Rebelo de Sousa "discutiram os mais recentes esforços para combater a pandemia do coronavírus e para uma reabertura global das economias".

"O Presidente Trump elogiou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pela sua resposta forte para ajudar a travar a propagação do vírus. Os líderes também falaram de assuntos fundamentais bilaterais e globais", refere-se na mesma nota.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 18 mortes provocadas pela pandemia de Covid-19, ultrapassando assim o a barreira dos mil óbitos pelo novo coronavírus, totalizando agora 1007, de acordo com o boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Já os Estados Unidos registaram 2.053 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, 62.906 pessoas morreram nos Estados Unidos.

Continue a ler esta notícia