Covid-19: Trump ligou a Marcelo para "comparar" situações - TVI

Covid-19: Trump ligou a Marcelo para "comparar" situações

  • .
  • CM
  • 4 mai 2020, 16:39
Marcelo Rebelo de Sousa e Donald Trump

Presidente da República foi contactado pelo homólogo dos Estados Unidos na sexta-feira

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou, nesta segunda-feira, um pouco mais sobre a conversa telefónica que teve com o presidente norte-americano, Donald Trump, que lhe ligou na sexta-feira.

Como é evidente, e como eu lembrei, há eleições nos Estados Unidos e depois haverá eleições em Portugal, ambas presidenciais. Veremos quem é chefe de Estado para o ano, quem recebe quem", contou o Presidente da República aos jornalistas, no Chiado, em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que "o presidente norte-americano, no fundo, queria cumprimentar Portugal e os portugueses pelo sucesso no combate à pandemia, perceber por que é que estava a correr assim em Portugal, para comparar com a situação norte-americana", e também "testemunhar o seu apreço pela comunidade luso-americana".

E, em tempo oportuno, mas tempo oportuno é só depois, obviamente, das eleições presidenciais, quem quer que seja presidente dos Estados Unidos, gostaria de haver uma visita a Portugal, que ficou adiada", acrescentou.

O Presidente da República, que se deslocou ao Chiado para comprar livros, num gesto simbólico, no dia de reabertura das livrarias, referiu, a propósito dos seus contactos internacionais, que hoje falou com o presidente da Irlanda Higgins.

E sei que o rei de Marrocos também quer falar comigo", adiantou.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, em que Donald Trump procura a reeleição, estão previstas para novembro e a posse do novo presidente norte-americano para 20 de janeiro de 2021.

Em Portugal, as presidenciais deverão realizar-se em janeiro e a posse do Presidente da República no dia 9 de março de 2021. Marcelo Rebelo de Sousa tem remetido para novembro o anúncio da sua decisão sobre uma eventual recandidatura.

Continue a ler esta notícia