Marcelo apela ao "respeito pela contenção" durante férias da Páscoa - TVI

Marcelo apela ao "respeito pela contenção" durante férias da Páscoa

O Presidente da República considerou que respeitar as normas de contenção é uma tarefa coletiva que "Portugal está a vencer"

Marcelo Rebelo de Sousa pediu, este sábado, aos portugueses para resistirem ao desejo de deslocação “de um lado para o outro”

O Presidente da República apelou para que todos “respeitem o apelo de contenção” durante o período da Páscoa, considerando que é uma tarefa coletiva que "Portugal está a vencer".

Agora que se aproxima o período da Páscoa, os que não estão a trabalhar e não têm de trabalhar, respeitem o apelo de contenção. É um apelo coletivo. No fundo, estamos perante uma tarefa coletiva, que estamos a viver, que estamos a vencer, porque a adesão dos portugueses é massiva, mas tem de continuar", disse.

Marcelo falava aos jornalistas após ter visitado a fábrica da farmacêutica Hovione, em Loures, acompanhado pelo ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, e pelo presidente deste município, Bernardino Soares. Hovione encontra-se em laboração contínua na produção de medicamentos (parte para exportação) e de gel desinfetante.

Disse ainda que a “economia e a saúde” continuam "de portas abertas" e agradeceu a quem continua a trabalhar todos os dias para que o país não pare.

A economia mais a saúde não podem parar. Aqui estão muitos trabalhadores a trabalhar por Portugal", acrescentou.

Questionado se o Governo deverá apertar as regras do estado de emergência, referiu que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, "numa afirmação democrática de autoridade", enunciou a preocupação de acompanhamento e controlo "no sentido de que não se trata de uma determinação ocasional" do executivo.

Disse ainda que as restrições aplicadas, até aqui, pelo Governo são tomadas com base em especialistas epidemiológicos.

Estamos a ganhar o achatamento da curva, não podemos perder”, disse, numa alusão à evolução do número de infetados em Portugal ao longo da última semana.

Na próxima terça-feira, terá lugar uma reunião com os líderes políticos, em que vão ser convidados a participar os conselheiros de Estado, uma reunião preparatória para o eventual prolongamento do estado de emergência, adiantou.

Quanto à sua opinião sobre essa possibilidade, enquanto Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa limitou-se a responder que a decisão resultará da audição dos especialistas sobre a evolução do processo.

Portugal regista este sábado 100 mortes por Covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902, para 5.170, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24:00 de sexta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (44), seguida da região Centro (28), da região de Lisboa e Vale do Tejo (27) e do Algarve (1).

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE