Recorde de eleitores no voto antecipado: há filas em vários pontos do país - TVI

Recorde de eleitores no voto antecipado: há filas em vários pontos do país

  • Henrique Magalhães Claudino
  • Atualizado com Lusa
  • 17 jan 2021, 12:53

Em vários locais do país registaram-se filas para a realização do voto antecipado

O voto antecipado em mobilidade para as eleições presidenciais foi a escolha de muitos eleitores para fugir à prevísivel confusão do dia 24 de janeiro. 

Porém, em vários pontos do país, muitos foram os que tiveram de esperar pelo menos uma hora para exercer o seu direito de voto.

Em Lisboa, concelho com mais inscritos, 33.364, as filas para as urnas são visíveis, pelo menos na Cidade Universitária.

Imagens captadas pelos jornalistas da TVI mostram filas de pelo menos 700 metros para entrar na Cantina Velha.

Filas que contornavam parques de estacionamento, outras que se estendiam por várias dezenas de metros. Era este o cenário, cerca das 11:00, na Cidade Universitária, em Lisboa, para os eleitores que optaram por votar antecipadamente para as presidenciais.

Apesar da extensão das filas, o tempo de espera era curto e a maioria das pessoas não ficava mais do que dez minutos à espera para votar.

Contudo, algumas pessoas mostravam-se insatisfeitas quando chegavam a uma secção de voto e, afinal, estavam no local errado.

Tem de ler o edital”, respondiam os funcionários à porta de cada uma das faculdades encarregues de encaminhar as pessoas para a respetiva secção de voto.

Descontentes, as pessoas que se equivocavam diziam que tinham estado numa fila enorme e que agora teriam de ir para outra.

Pensava que [vir votar antecipadamente] era mais simples para mim, afinal há aqui alguma resistência com esta fila”, disse à agência Lusa Francisco Menano, de 71 anos, que estava há “pouco mais de sete, oito minutos” na fila em direção ao edifício da Universidade de Lisboa.

Francisco acrescentou que quando chegou à Cidade Universitária ficou surpreendido com a fila “monstra” e pensou até “desistir” e voltar mais tarde. Contudo, mostrou-se contente com a “facilidade” com que a fila estava a progredir.

Luís Esperidião, de 42 anos, também decidiu votar hoje porque achou “que era importante diversificar os dias de voto, para que houvesse menos dias de concentração de pessoas”, mas “estava à espera que estivesse menos gente”, apesar de a fila estar a “andar bem”.

Por seu turno, Luís Fernandes descreveu “um bocado e confusão”, já que está “tudo misturado, uma pessoa não sabem onde é que pode pedir as informações e mete-se numa fila errada”.

Contudo, o eleitor de 33 anos acredita que, se as pessoas “se mantiverem afastadas”, não haverá problemas com a pandemia.

Ivo Pires, de 41 anos, já tinha votado antecipadamente em mobilidade nas europeias de 2019 – primeiras eleições que contemplaram esta modalidade de voto em Portugal.

Na altura, votou antes do dia do sufrágio nacional “por razões profissionais”, desta vez foi “por uma questão de organização familiar”, tendo em conta “a situação atual da pandemia”.

Contudo, outras maneiras de votar eram bem-vindas: “Vivemos numa época em que se devia facilitar muito mais o voto. Há imenso apelo ao voto, mas quem apela ao voto nada faz para facilitar o voto. Só esta modalidade de voto antecipado… Podia haver voto por correspondência, voto eletrónico”.

No Porto, no primeiro dia de votação antecipada em mobilidade para as eleições presidenciais, muitas pessoas também tiveram de aguardar em fila para exercer o direito de voto. O arranque foi às 8 da manhã e a cidade invicta espera receber mais de 13 mil eleitores. 

Um dos eleitores disse à TVI que não esperava tanta gente: "Há muita gente, imensa", descreveu.

 

Já em Évora, são esperados milhares de votos este domingo. Uma equipa de repórteres da TVI testemunhou que as pessoas que optaram por esta via antecipada fizeram-no por  "indisponibilidade" e para evitar aglomerados no dia 24 de janeiro. 

 

As filas registadas em diversos pontos do país verificam-se também em Vila Real. A Câmara Municipal espera receber cerca de 1300 eleitores que pediram para exercer o direito de voto antes do dia 24 de janeiro. 

 

Em Leiria, no antigo mercado de Santana, é esperado o voto antecipado de cerca de 3.400 pessoas. 

À TVI, os eleitores explicam que tomaram a decisão de ir às urnas este domingo para evitar as filas do dia das eleições presidenciais.

 

De Odivelas, chega à redação da TVI imagens que mostram uma grande concentração de pessoas à espera para votar no Pavilhão Multiusos.

Apesar de os termómetros andarem pelos zero graus, cerca de 20 pessoas chegaram este domingo antes da abertura das urnas ao local destinado para o voto antecipado em Braga e esperaram largos minutos ao relento para votarem para as Presidenciais.

A ideia era, sobretudo, fugir aos aglomerados no dia previsto para as eleições, 24 de janeiro, porque a pandemia está cada vez mais preocupante e, por isso, todo o cuidado é pouco.

 

 

Além disso, os eleitores consideram desnecessário esperar pela segunda semana de campanha para decidirem o seu voto, até porque não é propriamente a cor do batom que interessa aos portugueses.

Os portugueses começam a votar este domingo, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número recorde.

A votação antecipada em mobilidade para as eleições presidenciais está a decorrer desde as 08:00 deste domingo com normalidade, sem incidentes e com boa afluência, disse à Lusa João Tiago Machado, da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Segundo as "informações recebidas do Ministério da Administração Interna (MAI)", acrescentou João Tiago Machado, “não há qualquer tipo de incidentes, há uma boa afluência” e as assembleias de voto nas 308 sedes do concelho abriram todas sem problemas

Na prática, a votação é distribuída por dois dias, embora a esmagadora maioria prefira votar no domingo. No entanto, para este domingo, foi batido o recorde de inscritos no voto antecipado, uma vez que mais de 240 mil eleitores se inscreveram.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE