O filme “A Favorita” lidera a corrida aos prémios BAFTA com 12 nomeações, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz, Melhor Atriz Secundária e Melhor Argumento Original. A lista dos nomeados aos prémios britânicos do cinema foi anunciada esta quarta-feira, em Londres.

Realizado pelo grego Yorgos Lanthimos (“Canino”, “A Lagosta”, “O Sacrifício de Um Cervo Sagrado”), o filme passa-se na Inglaterra do século XVIII, em torno de três personagens: a rainha Ana (Olivia Colman), a sua amiga Lady Sarah (Rachel Weisz) e uma prima distante desta (Emma Stone), que procura regressar às suas raízes aristocráticas. As três atrizes estão nomeadas pelos seus papéis – Colman para Melhor Atriz, Weisz e Stone para Melhor Atriz Secundária.

Com estreia marcada nas salas portuguesas para o início de fevereiro, "A Favorita" domina as nomeações aos BAFTA depois de, no final do ano passado, ter conquistado um recorde de prémios (dez) nos BIFAS (os prémios do cinema britânico independente). 

“Assim Nasce uma Estrela”, a versão moderna do filme de William A. Wellman, de 1937, está nomeado em sete categorias, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Atriz (Lady Gaga) e Melhor Argumento Adaptado. Bradley Cooper está também na corrida para Melhor Realizador.

Também com sete nomeações está “Bohemian Rhapsody”, o filme autobiográfico dos Queen que foi o inesperado grande vencedor dos “Globos de Ouros”. Rami Malek, que dá vida a Freddie Mercury, está nomeado para Melhor Ator, depois de ter conquistado o Globo de Ouro de Melhor Ator de Drama.

“Vice”, o filme em que Christian Bale encarna o antigo vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney, conseguiu seis nomeações, incluindo a de Melhor Ator. Realizado por Adam McKay, o filme também só chega aos cinemas portugueses em fevereiro.

Já "BlacKkKlansman: O Infiltrado" está nomeado para cinco categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Secundário (Adam Driver) e Melhor Argumento Adaptado. Realizado por Spike Lee, o filme retrata a história real do agente da polícia negro Ron Stallworth, que se infiltrou no Ku Klux Klan, uma organização norte-americana de supremacistas brancos.

“Green Book – Um Guia para a Vida”, uma biografia do famoso pianista e compositor de jazz norte-americano Don Shirley, tem quatro nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Viggo Mortensen), Melhor Ator Secundário (Mahershala Ali) . Realizado por Peter Farrelly, o filme, que estreia em Portugal no final de janeiro, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical 

"Roma", do mexicano Alfonso Cuarón, que está disponível para visualização no serviço de streaming Netflix, está nomeado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador, depois de ter ganho os Globos de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Realizador.

A cerimónia de entrega dos prémios BAFTA, que é tida como um importante indicador para os Óscares, acontece a 10 de fevereiro, em Londres.