Papa Francisco adia Jornada Mundial da Juventude em Lisboa para 2023 - TVI

Papa Francisco adia Jornada Mundial da Juventude em Lisboa para 2023

Papa Francisco celebra missa de Páscoa na basílica de S. Pedro

Decisão foi comunicada nesta segunda-feira pelo Vaticano

O Papa Francisco decidiu adiar a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa para 2023, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira.

A pandemia de Covid-19, que já fez mais de 24.000 mortos em Itália, e 160.000 no mundo, está na origem da decisão, anunciada em comunicado.

A Jornada Mundial da Juventude estava prevista para agosto de 2022 e traria de novo a Portugal o Papa Francisco.

No mesmo comunicado foi, ainda, adiado, para junho de 2022, também por um ano, o Encontro Mundial da Família, que terá lugar em Roma.

Devido à atual situação de saúde e suas consequências no movimento e agregação de jovens e famílias, o Santo Padre, juntamente com o Dicastério para Leigos, Família e Vida, decidiu adiar o próximo Encontro Mundial da Família por um ano, agendado para Roma, em junho de 2021, e a próxima Jornada Mundial da Juventude, agendada em Lisboa em agosto de 2022, respetivamente em junho de 2022 e agosto de 2023", consta na nota divulgada.

A cerimónia de passagem dos símbolos da JMJ do Panamá para Portugal, prevista para 5 de abril, já tinha sido adiada para novembro.

Lisboa foi anunciada como próxima capital da juventude católica na última Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em janeiro de 2019, no Panamá.

As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) são consideradas o maior evento organizado pela Igreja Católica. 

Em Lisboa, a organização da Jornada Mundial da Juventude já tem uma sede provisória em São Vicente de Fora, sendo que o Patriarcado de Lisboa espera que o evento possa ter o mesmo impacto no desenvolvimento da zona entre os municípios de Lisboa e Loures (onde vai decorrer) que a Expo 98 teve no local onde hoje se situa o Parque das Nações.

O custo estimado do evento é acima de 50 milhões de euros.

 

 

Continue a ler esta notícia