Madeira: quatro feridos nos cuidados intensivos, nove já tiveram alta - TVI

Madeira: quatro feridos nos cuidados intensivos, nove já tiveram alta

Novo balanço feito pela equipa médica do hospital Dr. Nélio Mendonça

Nove dos 27 feridos do acidente com um autocarro que transportava turistas alemães em Santa Cruz, na Madeira, de acordo com o novo balanço feito pela equipa médica do hospital Dr. Nélio Mendonça.

Segundo a equipa médica, deram entrada no hospital 28 feridos, 10 homens e 18 mulheres, mas uma das vítimas veio a falecer na Unidade de Cuidados Intensivos. Os feridos têm entre os 40 e os 60 anos e entre as vítimas há dois feridos portugueses - um homem e uma mulher - que foram submetidos a cirurgias durante a noite.

"Dos 28 feridos que deram entrada, há a registar um falecimento, nove vítimas já tiveram alta, oito vítimas encontram-se internadas no serviço de ortopedia, quatro estão na Unidade de Cuidado Intensivos Polivalente e uma vítima encontra-se na Unidade de Cuidados Intermédios Ciúrgicos. Há a referir ainda que seis vítimas encontram-se em observação no serviço de Urgência. No total, cinco doentes - dois portugueses e três estrangeiros - foram submetidos a intervenções cirúrgicas no âmbito da especialidade de ortopedia e de cirurgia geral", afirmou Pedro Freitas, diretor-adjunto do hospital, acrescentando que durante o dia de hoje será ainda feita uma intervenção cirúrgica a uma das vítimas.

As vítimas mortais, 12 homens e 17 mulheres, são todas alemãs e, até sábado, a Medicina Legal espera conseguir iniciar os processos de identificação e de entrega dos corpos.

"Entraram 28 corpos, sendo 17 mulheres e 12 homens. O serviço de Medicina Legal espera que até sábado consiga iniciar os processos de identificação e de entrega dos corpos", afirmou Tomásia Alves, presidente do Conselho de Administração do Serviço de Saúde da Região da Madeira.

Esta quinta-feira, o Governo decretou os 18, 19 e 20 de abril como dias de luto nacional, "como forma de expressão de pesar e de solidariedade de toda a população nacional para com as vítimas, e suas famílias, do trágico acidente com um autocarro de turismo, na Região Autónoma da Madeira, que provocou a perda irreparável de vidas humanas". Já na quarta-feira, o Governo Regional tinha declarado três dias de luto.

Um acidente com um autocarro turístico da empresa SAM – Sociedade de Automóveis da Madeira, fretado pela Travel One, fez, na quarta-feira, 29 mortos e 27 feridos. O autocarro saiu da unidade hoteleira Quinta Splendida, a poucos metros da zona onde aconteceu o acidente, tendo o acelerador ficado preso, o que fez com que o pesado de passageiros ganhasse uma velocidade excessiva. O condutor fez com que o autocarro embatesse contra uma parede, de modo a tentar imobiliza-lo, mas acabou por se despistar, capotou e caiu em cima de uma habitação.

O Ministério Público abriu investigação ao acidente.

Continue a ler esta notícia