Covid-19: 67 detidos e 223 estabelecimentos fechados desde o dia 3 de abril - TVI

Covid-19: 67 detidos e 223 estabelecimentos fechados desde o dia 3 de abril

  • Sofia Santana
  • 9 abr 2020, 19:55
GNR

 A informação foi divulgada pelo Ministério da Administração Interna, em comunicado

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública já detiveram 67 pessoas por desobediência desde o dia 3 de abril, dia em que foi renovado o estado de emergência. A informação foi divulgada pelo Ministério da Administração Interna (MAI), em comunicado.

O Ministério especifica que dos 67 detidos, 18 foram por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 29 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, oito por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, um por resistência e 11 por violação da cerca sanitária de Ovar.

Assim, até ‪às 17h00 de hoje, foram detidas 67 pessoas por crime de desobediência, das quais 18 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 29 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 8 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, 1 por resistência e 11 por violação da cerca sanitária de Ovar."

Desde o dia 3 de abril, também foram encerrados 223 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Estes números juntam-se aos verificados no primeiro período de estado de emergência, que vigorou entre 22 de março e 2 de abril, período durante o qual se registaram 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais

O Ministério da Administração Interna, perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da covid-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo Estado de Emergência”, refere a nota.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).

Dos infetados, 1.173 estão internados, 241 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 205 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado no dia 2 de abril na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE