O número de mortos por Covid-19 em Portugal subiu para 12, mais seis que no dia anterior, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS) neste sábado.

Foram registados mais três óbitos na região Norte (4), mais dois no Centro (4) e mais um em Lisboa (3), além de um morto no Algarve.

Há, ainda, mais 260 infetados, elevando o número total para 1.280.

Destes, há 156 doentes internados (mais 30) e 35 nos Cuidados Intensivos (mais nove). Mantêm-se as cinco recuperações.

Pelo menos 1.059 casos suspeitos aguardam resultados laboratoriais e há 13.155 pessoas sob vigilância das autoridades de saúde.

Por regiões, há mais 138 infetados no Norte (644), mais 31 no Centro (137), mais 87 em Lisboa (448), mais um no Alentejo (3), mais quatro na Madeira (5), mantendo-se três casos nos Açores e nove entre cidadãos estrangeiros.

Quanto à origem dos contágios, destaque para os primeiros quatro casos oriundos do Brasil. 

A DGS não revelou, neste último boletim, o número de cadeias de transmissão ativas, que até então eram 24.

Há 631 infetados do sexo masculino e 649 do sexo feminino. Destes, há 18 crianças até aos 9 anos e 49 entre os 10 e os 19. A faixa etária com mais casos, 244, é a dos 40 aos 49 anos. Destaque, igualmente, para 73 infetados com mais de 80 anos.

Açores anunciam quarto caso positivo

A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foi diagnosticado mais um caso positivo de Covid-19 na ilha de São Jorge, o quarto registado na região.

Em comunicado, a Autoridade de Saúde Regional adianta que se trata de uma mulher com 60 anos a quem "foi diagnosticado Covid-19 de acordo com as análises realizadas no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira".

"Neste momento, apresenta situação clínica estável e está no domicílio, aguardando-se validação do teste laboratorial pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge", acrescenta a Autoridade de Saúde dos Açores, explicando que se trata "do segundo caso confirmado em São Jorge, tendo ambos sido detetados num grupo de oito pessoas que fez uma viagem ao estrangeiro".

Este grupo "está a ser acompanhado pela Delegação de Saúde Concelhia, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos", refere ainda o comunicado.

Até ao momento, foram detetados na região quatro casos positivos para infeção pelo novo coronavírus, sendo um na ilha Terceira, um no Faial e dois em São Jorge.

De acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores, "os primeiros três casos já foram confirmados em contra-análise realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge".

A Autoridade de Saúde Regional "está a aplicar uma nova definição de caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus, mais restritiva do que a nacional, com o objetivo de reforçar a proteção da saúde da população dos Açores", lembra a mesma nota que reitera "a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24".

/ CM - notícia atualizada às 14:26