A Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai acrescentar a possibilidade de tromboembolia na lista de efeitos secundários possíveis depois de tomada a vacina da AstraZeneca.

O anúncio foi feito pelo regulador europeu depois de reiterar que a vacina é segura e eficaz. Ao mesmo tempo, deixou uma lista de sintomas aos quais quem for vacinado com o fármaco em causa deve ficar atento. Em caso de sentir alguns destes sintomas, a EMA recomenda procurar "assistência médica imediata".

São eles:

- falta de ar;

- dor no peito;

- pernas inchadas;

- dor abdominal persistente;

- dores de cabeça fortes e persistentes;

- visão turva;

 - pequenas manchas de sangue sob a pele, além do local da injeção.

A EMA anunciou esta quarta-feira que encontrou uma possível ligação entre a vacina da AstraZeneca e casos muito raros de coágulos no sangue. No entanto, reitera que a vacina é segura e eficaz e que os benefícios superam os riscos.

Ao mesmo tempo, comparou o risco de formação de coágulos sanguíneos após a toma da vacina da contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca ao da toma de contracetivos hormonais como a pílula.

Um exemplo em que gostaria de atentar é [a relação entre] o uso do contracetivo oral combinado hormonal e os coágulos sanguíneos que ocorrem após a toma desses contracetivos, que são dados às mulheres que normalmente são saudáveis”, afirmou o Chefe do Departamento de Farmacovigilância e Epidemiologia da EMA, Peter Arlett.

Lara Ferin