O Ministério da Defesa Nacional confirmou hoje a existência de um caso positivo de Covid-19 no Centro de Apoio Social de Oeiras, uma das estruturas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA).

Fonte do instituto esclareceu à agência Lusa tratar-se de “um residente” e que não há “até ao momento conhecimento de qualquer outro caso positivo, quer entre os utentes quer entre os profissionais Centros de Apoio Social” do IASFA.

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional afirmou que “estão a ser testados os enfermeiros, auxiliares de ação médica, residentes e funcionários de limpeza que possam ter tido contacto com o caso positivo” e que mantém um acompanhamento permanente da situação.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 134.700 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).