Depois de a TVI ter revelado que Edir Macedo, líder e fundador da IURD, gastou o dinheiro da igreja em bens de luxo pessoais durante anos, uma nova investigação do programa "Alexandra Borges" às contas da Igreja Universal do Reino de Deus apurou, agora, a existência de um saco azul.

Nem todo o dinheiro das ofertas, donativos e dízimos dos membros é depositado no banco. A Igreja Universal tem um "caixa 2" que não é mais do que um saco azul cujo dinheiro ninguém controla.

Este dinheiro terá sido desviado algumas vezes por funcionários da igreja e serve, sobretudo, para fazer pagamentos por debaixo da mesa.

A TVI obteve gravações exclusivas onde tudo isto é confirmado de viva voz por funcionários da IURD e pelo próprio advogado da Igreja Universal, Martim Menezes.

A TVI tem também imagens exclusivas da presença do bispo Edir Macedo em Portugal.

No último domingo, foi o próprio Edir Macedo quem conduziu o culto na igreja de Chelas, em Lisboa, perante centenas de membros que vieram de todos os pontos de Portugal. A TVI tem imagens exclusivas da reunião onde se falou de doença e de como a fé na IURD pode ser a verdadeira cura para o cancro.

Aproveitado a estadia do bispo em Portugal, Edir Macedo foi convidado para o debate desta noite na TVI24, que se segue à exibição da reportagem no Jornal das 8 da TVI, mas ninguém respondeu.