O primeiro passeio espacial da NASA em 2020 é só de mulheres - TVI

O primeiro passeio espacial da NASA em 2020 é só de mulheres

  • 15 jan 2020, 12:23
Christina Koch (esquerda) e Jessica Meier na Estação Espacial Internacional

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch vão substituir baterias no exterior da Estação Espacial Internacional. É apenas a segunda vez que é organizado um passeio espacial exclusivamente feminino

Em janeiro, quatro astronautas vão sair da Estação Espacial Internacional para três passeios espaciais, informou a NASA em comunicado. O primeiro é já esta quarta-feira e é exclusivamente feminino: as astronautas norte-americanas Jessica Meir e Christina Koch vão substituir baterias de níquel no exterior da Estação Espacial Internacional por baterias de lítio.

As duas saíram da Estação Espacial Internacional pouco antes do meio-dia (em Lisboa) e o decorrer da saída pode ser acompanhado em tempo real. Deverá durar cerca de seis horas e meia. 

 

O trabalho será terminado numa segunda saída espacial das mesmas duas astronautas na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro.

Recorde-se que o primeiro passeio espacial só de mulheres aconteceu há poucos meses, em outubro de 2019, e contou com as mesmas duas protagonistas.

 

Christina Koch e Jessica Meir saíram da Estação Espacial Internacional para substituírem uma unidade de controlo de potência que se avariara, mas esta saída aconteceu sete meses depois da data inicialmente prevista. 

Foi preciso adiar a ocasião porque só havia na Estação Espacial Internacional um fato de astronauta de tamanho médio e eram necessários dois. Um segundo foi enviado já em outubro, depois de a agência espacial norte-americana ter sido alvo de críticas de sexismo, uma vez que tinha à disposição apenas fatos maiores e normalmente usados por homens.

Continue a ler esta notícia