Esta foi uma das imagens mais populares da Estação Espacial Europeia em 2018 - TVI

Esta foi uma das imagens mais populares da Estação Espacial Europeia em 2018

Imagem de um lago gelado na cratera Korolev, capturada pela missão Mars Express na superfície do planeta vermelho, foi uma das imagens mais partilhadas

Um lago gelado na cratera de Korolev, no deserto árido de Marte, é uma das imagens mais partilhadas de 2018, revelou a Estação Espacial Europeia no Twitter, numa espécie de balanço do ano que agora termina.

A imagem foi capturada pela Mars Express e foi revelada ao mundo a 21 de dezembro, altura em que a missão europeia celebrou 15 anos no planeta vermelho.

A cratera, com 82 quilómetros de diâmetro, está sempre congelada devido a um fenómeno atmosférico apelidado de "armadilha gelada". Isto porque na base da cratera, a cerca de dois quilómetros de profundidade, há um depósito de gelo que faz com que a superfície não derreta. Ao mover-se sobre o gelo, o ar arrefece, cai na "armadilha", afunda-se e cria uma camada de ar frio que mantém a superfície gelada.

Esta fotografia é na verdade composta por cinco imagens diferentes tiradas por uma câmara da Mars Express, cada uma delas capturadas de uma trajetória diferente.

Esta cratera deve o seu nome ao engenheiro espacial Sergei Korolev, considerado o pai da tecnologia espacial soviética, e está situada no pólo norte do planeta vermelho.

A cratera Korolev é fundamental na investigação de um grande mistério sobre Marte que ainda intriga os cientistas: para onde vão as enormes reservas de água do planeta? Isto porque os  investigadores acreditam que já houve rios, lagos e oceanos de água em estado líquido na superfície do mar vermelho, que entretanto evaporaram e apenas uma parte foi conservada em grandes poças e reservatórios de gelo subterrâneos, como este que existe na Korolev.

Continue a ler esta notícia