Em atualização

OE2021

Governo apresenta esta segunda-feira o Orçamento do Estado para 2021
2020-10-12
2020-10-14
16:26

Novas medidas: "Isto vai ter efeitos perversos, basta olhar para o resto da Europa"

O professor de Saúde Pública Internacional Tiago Correia afirmou, esta quarta-feira, no Jornal da Uma, da TVI que "medidas gerais e abstratas" de combate à covid-19 "não vão ser compreendidas pelas pessoas" e vão ter "feitos perversos", dando como exemplo as manifestações contra as medidas preventivas que se têm registado na Europa.

O especialista sublinhou que "as medidas devem ser proporcionais à situação epidemiológica local".

"Precisamos de políticas de saúde pública mais inteligentes", frisou.

2020-10-14
16:24

O que muda a partir desta quinta-feira: veja as 8 medidas anunciadas pelo Governo

Face ao aumento do número de novos casos diários de covid-19, António Costa anunciou oito novas medidas para combater a pandemia
Leia mais aqui
2020-10-14
14:24

Portugal em situação de calamidade: Governo quer máscara obrigatória na via pública

O Governo decidiu, em Conselho de Ministros, elevar o nível de alerta face à pandemia de covid-19 e adotar oito novas medidas. Ficam proibidos os ajuntamentos com mais de cinco pessoas na via pública e cerimónias como casamentos e batizados "marcados a partir de hoje" só poderão ter um máximo de 50 participantes
Leia mais aqui
2020-10-14
12:59

Covid-19: mulher morre depois de ter sido infetada duas vezes

A morte desta doente, que se verificou nos Países Baixos, levanta questões sobre o tempo que a imunidade contra a doença poderá durar
Leia mais aqui
2020-10-13
17:09

CIP desiludida com proposta “para pagar desemprego” em vez de o apoiar

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse hoje ver a proposta de OE2021 com “enorme desilusão” por ter sido feita para “pagar o desemprego” em vez de o apoiar, contemplando a dimensão social, mas esquecendo as empresas.

“Lamentavelmente, aquilo que constatamos é que este orçamento é para pagar o desemprego e não para apoiar o emprego, como deveria ser”, apontou António Saraiva, em declarações à Lusa, no dia seguinte à entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na Assembleia da República.

Para o presidente da CIP, a proposta do Governo é uma “enorme desilusão”, pois está muito centrado no social e negligencia a dimensão das empresas.

Sendo certo que o orçamento está muito centrado no social - e compreendemos essa dimensão, porque de facto é necessário um reforço - outra dimensão que está ausente do orçamento é a economia e a pandemia exige-nos cuidados nas duas dimensões: social e económica”, defendeu o responsável.

2020-10-13
17:02

Associação da GNR diz que proposta deixa de fora questões essenciais

A Associação dos Profissionais da Guarda contestou hoje a proposta do Orçamento do Estado para 2021 por ter deixado de fora questões essenciais para os militares da GNR, como atualização da tabela remuneratória e atribuição do subsídio de risco.

“As reivindicações dos militares, nomeadamente a atualização da tabela remuneratória, não estão contempladas neste Orçamento do Estado. Não há qualquer verba para isto”, disse à agência Lusa o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG), César Nogueira, em reação à proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) que foi entregue na segunda-feira à noite na Assembleia da República.

César Nogueira recordou que os militares da GNR estão à espera de uma atualização da tabela remuneratória desde 2017, quando foi alterado o estatuto profissional.

2020-10-13
16:17

Presidência confirma que mantém a mesma dotação e que há erro no valor inscrito

A Presidência da República confirmou hoje que a sua dotação orçamental para 2021 é a mesma deste ano, 16,8 milhões de euros, e que por erro o Orçamento do Estado para 2021 indica 32,6 milhões.

"Infelizmente, a proposta de lei do Governo contém um erro no novo mapa de classificação orgânica em que os montantes são praticamente duplicados, o que acontece também com outras entidades", lê-se numa nota hoje divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

Segundo a mesma nota, "a proposta da Presidência da República para o Orçamento do Estado para 2021 contém exatamente o mesmo montante do Orçamento de 2020, aliás, também o mesmo do Orçamento de 2019", e "não há, portanto, qualquer aumento de despesas para 2021".

2020-10-13
15:57

Bombeiros profissionais contestam exclusão na atribuição de subsídio de risco

A associação e o sindicato dos bombeiros profissionais contestaram hoje a exclusão dos bombeiros na atribuição do subsídio extraordinário de risco, uma vez que também estão na linha da frente no combate à covid-19, como os trabalhadores do INEM.

A medida de atribuição de um subsídio extraordinário de risco está prevista no Orçamento do Estado para 2021 e destina-se aos trabalhadores integrados no combate à pandemia de covid-19, sendo extensível aos trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica.

“A Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) não compreendem a exclusão dos bombeiros, uma vez que também eles têm estado na linha da frente no combate a esta pandemia, através dos vários serviços que prestam”, referem, em comunicado.

A ANBP/SNBP salientam que a grande maioria de casos de emergência pré-hospitalar é feita pelos bombeiros e, na maior parte dos casos, com viaturas fornecidas pelo INEM com quem os bombeiros assinaram protocolos, e não pelo próprio Instituto Nacional de Emergência Médica.