Manifestantes atacam helicóptero da polícia com fogo de artifício - TVI

Manifestantes atacam helicóptero da polícia com fogo de artifício

  • CM
  • 17 out 2019, 16:19
Manifestantes lançam fogo de artifício contra helicóptero

Sindicato de polícias da Guardia Civil partilhou as imagens nas redes sociais, apontando o dedo aos organizadores independentistas

O sindicato de polícias da Guardia Civil partilhou, esta quinta-feira, nas redes sociais, um vídeo que mostra um helicóptero da polícia catalã, os Mossos d'Esquadra, a ser atacado com fogo de artifício, lançado por manifestantes nas ruas de Barcelona.

Nas imagens é possível ver um dos foguetes a atingir o aparelho, que sobrevoava uma zona de distúrbios e apoiava a intervenção dos efetivos da polícia antimotim e também da Polícia Nacional na terceira noite de protestos na Catalunha, contra as penas de prisão até 13 anos para os líderes independentistas.

Apesar de não constar no vídeo, a polícia catalã diz que o helicóptero foi atingido por cinco foguetes. 

As autoridades apontam o dedo aos CDR, ou seja, Comités de Defesa da República, na tradução literal, que organizaram os protestos, supostamente pacíficos e que juntaram milhares de pessoas nas ruas não só de Barcelona, mas também em Girona e Tarragona.

A última noite foi de extrema violência sobretudo em Barcelona, com dezenas de incêndios, que destruíram carros, caixotes do lixo e outros equipamentos, além de confrontos entre manifestantes e autoridades, que culminaram em cerca de meia centena de detenções.

A polícia respondeu com gás pimenta e lacrimogéneo às investidas dos manifestantes, que atacaram os agentes com petardos, pedras, garrafas e ácido.

Na última noite, em Tarragona, um manifestante foi atropelado por uma carrinha da polícia.

Continue a ler esta notícia