Polícia acredita que a morte da esquiadora espanhola Blanca Ochoa não foi acidental - TVI

Polícia acredita que a morte da esquiadora espanhola Blanca Ochoa não foi acidental

  • BC
  • 5 set 2019, 10:29
Blanca Fernández Ochoa

Antiga esquiadora medalhada, de 56 anos, foi encontrada morta na quarta-feira, depois de quase duas semanas desaparecida

O corpo de Blancha Fernández Ochoa foi encontrado ontem, quarta-feira, em La Peñota, uma zona de montanha nos arredores de Madrid, por um polícia fora de serviço que passeava o cão. A antiga atleta olímpica espanhola de 56 anos, que chegou a vencer uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de inverno de 1992, estava desaparecida há 11 dias e foi identificada pelos ténis que calçava, próprios para montanhismo. A morte, acreditam agora as autoridades, não terá sido acidental.

Fontes policiais deram conta de que Blanca Ochoa poderia ter sofrido uma queda, já que teria sido encontrada com um golpe profundo na cabeça, mas essa hipótese parece estar afastada pela investigação preliminar: o corpo, que estaria sem vida há mais de uma semana, não apresentava feridas evidentes nem traumatismos provocados por uma queda e mesmo o golpe na cabeça foi entretanto desmentido. 

Só a autópsia poderá agora determinar a causa da morte de Ochoa, uma vez que o cadáver estava já em estado de putrefacção, mas os investigadores admitem que a morte não foi acidental, já que a antiga esquiadora estava longe das zonas de perigo, escreve o El Mundo

Nos últimos dias, foi lançada uma operação de busca com centenas de operacionais e voluntários.

Blanca Ochoa tinha vendido a casa recentemente e estava a viver com a irmã Lola, que deu o alerta para o desaparecimento. Antes de contactar as autoridades, Lola avisou a filha de Blanca Ochoa, mas a jovem disse que a mãe tinha decidido passar quatro dias na montanha. Sem notícias da irmã, e depois de ter percebido que esta não tinha levado o telemóvel, Lola decidiu reportar o desaparecimento. 

Blanca foi vista pela última vez a 24 de agosto, quando fazia compras num supermercado em Pozuelo de Alarcón, perto de Madrid. Terá seguido depois no seu carro, que foi encontrado no passado domingo no parque de estacionamento para excursionistas de Las Dehesas. Uma das linhas de investigação das autoridades admitia que Ochoa tivesse desaparecido voluntariamente, algo que era hábito na esquiadora, até porque a antiga atleta atravessava uma fase problemática após um divórcio e estava com problemas de falta de dinheiro.

As buscas concentram-se nos cerca de três mil hectares do vale de Fuenfría, um pouco a norte da zona de Las Dehesas, zona florestal na localidade de Cercedilla, a norte da capital espanhola. 

Blanca Fernández Ochoa tinha ganho a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, em França, na categoria de Slalom (Esqui).

Continue a ler esta notícia