A modalidade de "Casa Aberta" da vacinação contra a covid-19, para pessoas com idade igual ou superior a 40 anos, foi retomada esta sexta-feira às 15:00.

Após o levantamento da suspensão temporária de um lote de vacinas da Janssen, a modalidade “Casa Aberta” para utentes com idade igual ou superior a 40 anos será retomada a partir das 15:00 de 16 de julho", anunciou a task-force em comunicado.

De recordar que a esta modalidade permite a vacinação de primeiras doses a utentes que não tenham agendamento e que não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses. 

A task-force da vacinação tinha suspendido a "Casa Aberta" devido à redução de vacinas causada pela suspensão de um lote da marca Janssen.

Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen, conforme divulgado por nota à imprensa do Infarmed de 14 de julho, e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, modalidade “casa aberta”. Esta será retomada logo que possível", explicou a task-force na altura.

Para ser vacinado nesta modalidade, os utentes devem dirigir-se ao Centro de Vacinação Covid correspondente ao Centro de Saúde onde estão inscritos, nos horários específicos, que podem ser consultados em: https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta.

A “Casa Aberta” permite assegurar que todas as pessoas elegíveis sejam chamadas ao processo de vacinação.

Cláudia Évora