Dezenas de fiéis filmados a beijar a cruz na Páscoa em Barcelos - TVI

Dezenas de fiéis filmados a beijar a cruz na Páscoa em Barcelos

Fiéis beijam cruz em Barcelos

Nas imagens é possível ver várias pessoas a beijar a cruz, uma de cada vez, enquanto uma outra a vai limpando, ou desinfetando, com um pano 

Foram vários os fiéis que, no passado domingo, foram filmados a beijar uma cruz num Compasso Pascal improvisado, em Martim, na cidade de Barcelos.

Nas imagens é possível ver várias pessoas, sem qualquer proteção, a beijar a cruz, uma de cada vez, enquanto uma outra a vai limpando, ou desinfetando, com um pano. 

Com ou sem desinfetante, este comportamento vai contra todas as medidas de proteção recomendas pela Direção-geral da Saúde e pelo Ministério da Saúde para prevenir a propagação de Covid-19. Nomeadamente, as normas de distanciamento social e confinamento.

Em comunicado, a Junta de Freguesia de Martim "condena veemente o que aconteceu" e esclarece que a "Paróquia de Martim e os dois casais mordomos deste ano nada têm a ver com este episódio lamentável".

Contactada pela TVI24, o presidente da junta, António Carvalho, disse que se tratou se um "acto isolado, numa rua sem saída" e que as autoridades procederam às diligências para que todos os envolvidos sejam identificados.

Até ao momento, a GNR identificou os dois alegados promotores do "beijar da cruz": a mulher que a segurava e a dava a beijar e um homem que terá colaborado na iniciativa.

Os factos vão ser remetidos a tribunal, uma vez que em causa podem estar os crimes de desobediência e de propagação de doença contagiosa.

O número de mortes por Covid-19 em Portugal subiu para 535 nas últimas 24 horas, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS), nesta segunda-feira. São mais 31 mortos do que no balanço anterior, o que representa um aumento de 6,2%, de acordo com o boletim epidemiológico.

Continue a ler esta notícia