Jeff Bezos,o homem mais rico do mundo, levantou voo esta tarde às 14h:12 (hora de Lisboa) a bordo de um foguetão da Blue Origin. O magnata deixou pela primeira vez a Terra na companhia do irmão, de um estudante de 18 anos e de uma ex-piloto norte-americana de 82 anos.

Os tripulantes estiveram durante quatro minutos no espaço e alcançaram uma altitude de 106 quilómetros, antes de regressarem à Terra, onze minutos depois da descolagem, a uma zona deserta do Texas.

O primeiro voo tripulado da Blue Origin ocorre no dia em que se completam 52 anos sobre a chegada dos americanos, e dos dois primeiros humanos, à superfície da Lua. Para além disso, a nave que transportou o bilionário foi batizada de New Shepard, uma homenagem a Alan Shepard, o primeiro norte-americano a chegar ao espaço.

A ex-piloto Wally Funk concretizou o sonho de ir ao espaço depois de na década de 60 ter sido rejeitada para o programa de astronautas por ser mulher.

O estudante Oliver Daemen, que pagou 23,7 milhões de euros pelo bilhete leiloado, é fascinado pelo espaço, Lua e foguetões desde os quatro anos e tem uma licença de piloto privado.

Oliver e Wally tornaram-se nas pessoas mais nova e mais velha no espaço.

A primeira viagem turística espacial da Blue Origin sucede em pouco tempo à também inaugural da Virgin Gallactic, onde seguiu o patrão e multimilionário britânico Richard Branson.

/ IC