Coronavírus: Japão coloca em quarentena cruzeiro com 3.500 pessoas a bordo - TVI

Coronavírus: Japão coloca em quarentena cruzeiro com 3.500 pessoas a bordo

  • CE
  • 4 fev 2020, 10:22
Cruzeiro Diamond Princess

Decisão foi tomada após um passageiro natural de Hong Kong, com cerca de 80 anos, ter sido diagnosticado com coronavírus

O Japão colocou em quarentena um navio de cruzeiro com 3.500 pessoas a bordo. A decisão foi tomada após um passageiro natural de Hong Kong, com cerca de 80 anos, ter sido diagnosticado com coronavírus.

A bordo estão vários médicos para verificar a saúde dos 2.500 passageiros e 1000 tripulantes.

A embarcação está ancorada no porto de Yokohama, na região de  Kanagawa.

Aos passageiros do navio de cruzeiro foi dito para permanecerem nos quartos e aguardarem a realização de exames médicos, bem como dos repetivos resultados. 

O Japão proibiu, entretanto, a entrada de estrangeiros que tivessem estado na província chinesa de Hubei nas últimas semanas, ou portadores de passaportes chineses emitidos na localidade.

Esta manhã, foi registada a primeira morte por coronavírus em Hong Kong

A China elevou para 426 mortos e mais de 20.400 infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.

A primeira pessoa a morrer por causa do novo coronavírus fora da China foi um cidadão chinês nas Filipinas.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em mais de 20 outros países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Continue a ler esta notícia